quarta-feira, 15 de junho de 2016

Rio 2016 apresenta as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos com inovações de design e sustentabilidade

Peças não agridem o meio ambiente: as de ouro são 100% livres de mercúrio, e as de prata e bronze contam com 30% de material reciclado em sua composição


As medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentadas nesta terça-feira (14), em cerimônia na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. O Comitê Organizador e a Casa da Moeda do Brasil (CMB) apresentaram os objetos mais desejados pelos atletas, além de detalhes das cerimônias de premiação, com destaque para duas novidades: o design das medalhas, que pela primeira vez têm o centro ligeiramente mais alto que as bordas, e a presença de guizos no interior das Paralímpicas, uma inovação de acessibilidade.

Mais de 100 funcionários da CMB estiveram envolvidos na produção das 2.488 medalhas Olímpicas e 2.642 Paralímpicas. As peças pesam cerca de 500 gramas. O design das medalhas Olímpicas usa folhas de louro para representar a relação entre as forças da natureza e os heróis Olímpicos. Já os guizos no interior das Paralímpicas criam uma nova possibilidade de interação e permitem diferenciar outro, prata e bronze. "Conquistar essas medalhas é um caminho de emoção única", disse Mário Andrada, diretor executivo de comunicação do Rio 2016.

Para Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento desta terça-feira é o passo derradeiro rumo aos Jogos. "Começa hoje a contagem regressiva final para os primeiros Jogos da América do Sul", disse. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, também entende que a apresentação é um marco: "As medalhas são um dos maiores símbolos dos Jogos", afirmou, animado com o design: "São as mais lindas do mundo". 

Já Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projetou o sucesso dos atletas brasileiros na disputa pelos cobiçados prêmios: "Espero que muitas das medalhas fiquem no Brasil, que se prepara para ter a melhor participação Paralímpica de todos os tempos".

Frente e verso das medalhas dos Jogos Olímpicas e Paralímpicos (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Campeões no meio ambiente 

A preocupação com o meio ambiente é uma das marcas das medalhas do Rio 2016. As peças de ouro são 100% livres de mercúrio, e as de prata e bronze contam com 30% de material reciclado em sua composição. Já a fórmula da fita que prende as medalhas nos pescoços dos atletas é produzida com 50% de garrafas PET recicladas. Por fim, o estojo que guarda as preciosidades é feito de madeira produzida em áreas com atividade ambiental sustentável e socialmente responsável. 

Premiação bem vestida 

A cerimônia de entrega de medalhas tem três variações: tradicional, popular e descolada, com músicas e trajes ligeiramente diferentes para cada uma. As roupas dos escolhidos para entregar as medalhas aos campeões também foram reveladas nesta terça-feira e levam a assinatura de Andrea Marques.

Além das medalhas, foram apresentados os pódios e os uniformes das cerimônias de premiação (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

"A ideia básica é que as roupas traduzam o Rio de Janeiro como uma cidade acolhedora", explica a estilista carioca. Para isso, Andrea usa cores, estampas e puro algodão. O resultado final são peças que ratificam a descontração, o frescor e a elegância tropical do estilo de vida na cidade-sede dos Jogos Rio 2016. 

Os pódios das premiações são feitos de madeira de pinheiro (Pinus eliote) e enfeitados com mangue de praia (Clusia Fluminensis) e outras plantas. De acordo com os criadores, o design das plataformas permite que elas sejam reutilizadas como móveis após os Jogos.

Escultura da marca dos Jogos Olímpicos será entregue aos atletas medalhistas (foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Medalhas para colecionadores 

É sempre bom lembrar que as medalhas Olímpicos e Paralímpicas não estão disponíveis para venda. O Comitê Rio 2016 oferece aos colecionadores a possibilidade de adquirir as medalhas comemorativas. Com preços entre R$ 70 e R$ 9.560, o souvenir dos Jogos conta com versões de ouro, prata, bronze e bronze dourado.


Fonte: Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário